Receita da chef Clau Alaminos*
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro
Sal e pimenta a gosto
Caldo de carne
1 xícara (chá) de vinho tinto
Modo de preparo:
Corte o pernil de cordeiro em cubos (ou peça para o seu açougueiro fazer isso para você) e tempere com sal e pimenta.
Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de óleo e doure os cubos de cordeiro por todos os lados.
Coloque caldo de carne até a metade da altura dos cubos de cordeiro, tampe a panela e deixe na pressão por 15 minutos.
Retire a pressão, abra a panela e veja se a carne está macia. Se não estiver, feche a panela novamente e deixe na pressão por 5 minutos. Repita a operação até que a carne esteja macia.
Assim que os cubos de cordeiro estiverem macios, retire-os da panela e reserve.
Adicione o vinho tinto ao caldo que se formou na panela de pressão. Leve à fervura, com a panela aberta, e deixe reduzir até a metade do nível inicial.
Corrija sal e pimenta do reino. Se quiser um toque agridoce, acrescente um pouquinho de açúcar e engrosse com um tiquinho de amido de milho (maisena). Sirva sobre a carne.
Dica da chef: Esse prato vai bem com arroz ou purê de batata ou mandioquinha, mas fica ótimo também acompanhado de cuscuz marroquino com grão-de-bico e vegetais grelhados. Veja abaixo como fazer:
1,5 xícara (chá) de cuscuz em uma tigela, ferva 1,5 xícara (chá) de caldo de legumes e verta sobre o cuscuz na tigela. Mexa e cubra com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 5 minutos e solte o cuscuz já hidratado com um garfo. Junte 1 caixinha de grão-de-bico pré-cozido (lave o grão-de-bico sobre uma peneira até que a água saia limpa), mexa e pronto!
Para os vegetais grelhados, a sugestão é usar baby cenoura, baby berinjela, baby abobrinha, ervilha torta, tomate cereja e banana da terra, mas você pode fazer com outros de sua preferência, claro. Tempere-os com sal e pimenta a gosto e leve-os a uma frigideira bem quente, só untada com óleo.
* Receita da chef Clau Alaminos, colaboradora do Portal do Mercadão. Foto de Henrique Peron.