Foi-se o tempo em que a carne de porco era vista como uma vilã da alimentação saudável e balanceada. Diferentemente do que algumas pessoas ainda pensam, a carne suína não tem mais colesterol que as demais.
Além disso, a carne suína que consumimos hoje é muito mais saudável do que a que consumíamos no passado. Isso porque, nos últimos 20 anos, a suinocultura passou por grandes avanços que resultaram em um alimento com menos gordura e calorias e maior concentração de nutrientes importantes.
Além disso, hoje os frigoríficos regulamentados são obrigados a seguir diversas regras e cuidados higiênicos que garantem a produção de excelentes cortes de carnes.
Do ponto de vista nutricional, a carne suína – além de ser ótima fonte proteica – é rica em:
– Vitaminas do complexo B: necessárias para o desempenho adequado das funções cerebrais e do metabolismo das gorduras e carboidratos.
– Potássio: evita a pressão alta, previne doenças cardiovasculares, contribui para o bom funcionamento dos rins e colabora com a saúde mental e muscular.
– Ferro: mineral imprescindível para possibilitar o transporte de oxigênio pelo sangue e evitar a anemia.
– Selênio: tem grande poder antioxidante, contribuindo para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e do câncer.
– Zinco: necessário para o fortalecimento da imunidade e para o crescimento de unhas e cabelos.