Neste ano de 2017, a celebração conhecida como Rosh Hashaná (ou Rosh Hashanah) – e que marca o começo do ano 5778 pelo calendário judaico – tem início na noite de quarta (20 de setembro) e se estende até o começo da noite de sexta-feira (22 de setembro).
Os alimentos escolhidos para a festividade variam de acordo com a origem e a tradição da família, mas em geral mel, maçã e romã são alguns dos ingredientes que não podem faltar. Por outro lado, costuma-se evitar o consumo de alimentos azedos ou amargos. Também são proibidos animais que rastejem ou se alimentem de restos, como porcos e frutos do mar. Peixe, cordeiro e vitelo estão liberados e são bastante procurados.
Aqui no Porco Feliz – que já foi indicado pelo blog Paladar, do Estadão, como um dos locais no Brasil para se comprar carne de cordeiro de qualidade (reveja aqui – é possível encontrar diversos tipos de corte, entre eles carré (conjunto de costeletas), costela, lombo, paleta (perna dianteira), pernil (perna traseira), picanha e até pescoço.
Você também pode adquirir aqui a carne de vitelo, que mesmo necessitando de mais cautela, é bastante versátil e pode render ótimos pratos com diferentes modos de preparo. Combina bem com ervas e com vinhos de todos os tipos.
Shana Tová! (Feliz Ano-Novo!)