Proteína animal mais consumida no mundo, a carne de porco está ganhando cada vez mais espaço também na chamada "alta gastronomia", fazendo sucesso em alguns dos bares e restaurantes mais famosos aqui no Brasil.

E não é para menos: a variedade de cortes e combinações contribui para criações únicas e inúmeras receitas, dos tradicionais assados, grelhados, confitados e embutidos a tartar, hambúrguer, sushi e até temaki, como mostra uma recente matéria feita pela Band (clique aqui para assistir no YouTube).

Além de toda essa versatilidade, a carne de porco é, ao contrário do que muitos pensam, considerada tão ou mais saudável que os cortes de boi e frango. Para ter uma ideia, 80% de sua gordura é visível e, portanto, pode ser facilmente retirada.

Outro ponto positivo desse tipo de proteína é que ela vai bem com vários tipos de acompanhamento e bebidas também. Para os amantes de vinhos, uma dica é dar preferência aos tintos com baixos taninos ou aos brancos com alta mineralidade. Confira aqui algumas sugestões de harmonização.