Quem acompanha o programa MasterChef Brasil pôde aprender algumas técnicas bem interessantes no último domingo (11/08/2019), que teve a participação de professores da renomada escola de gastronomia Le Cordon Bleu.

O chef de cozinha Alain Uzan, por exemplo, ensinou a preparar um filé mignon suíno recheado com foie gras. Ele deixou uma das pontas do mignon mais fina, por segurança, para o foie não vazar. Depois pegou uma fatia fina do foie gras, recheou a carne e colocou outra fatia por cima, moldando-a ao mignon. Em seguida, colocou em filme plástico e levou para geladeira até endurecer. Depois selou na frigideira e levou ao forno a 170ºC por 10 minutos.

No mesmo episódio, a chef Renata Braune mostrou aos participantes como fazer um carré de cordeiro na crosta de ervas. A crosta leva salsinha, manjericão, tomilho e um pouco de farinha de rosca, para ajudar a processar. Depois é acrescida de manteiga cremosa, até formar uma pasta. Essa pasta é colocada sobre um filme plástico e depois sobre o cordeiro, moldando com delicadeza. Aí é só levar ao forno por cerca de 8 minutos a 180ºC.

Gostou das dicas? Então aproveite para conferir, nos links abaixo, as receitas preparadas, respectivamente, pelos participantes Rodrigo Massoni e Lorena Dayse (que foi o prato vencedor da semana):

Filé suíno recheado com foie gras com purê de batata-roxa e taioba refogada

Carré com crosta de pistache ao molho de jabuticaba e cuscuz com grão-de-bico