Medalhão é o nome que se dá a um corte de carne de formato redondo ou oval e espessura média. Aqui no Porco Feliz você encontra esse corte especial em quatro versões: medalhão de carne bovina, medalhão de frango, medalhão de porco e medalhão de cordeiro.

Para acompanhar os medalhões de sua preferência, confira abaixo como preparar quatro deliciosos molhos, todos sugeridos pela chef Cláudia Alaminos, colaboradora do Portal do Mercadão.





Molho de champignons frescos: Você pode utilizar qualquer tipo de cogumelo: Paris, shitake, shimeji, branco, porcini ou uma mistura deles. Higienize os cogumelos para retirar toda a terra que esteja grudada neles, mas cuidado para não deixá-los encharcar com água. Corte-os em pedaços de tamanho médio. Numa panela aqueça manteiga com um pouquinho de óleo, só para não queimar. Quando estiver bem quente, junte os cogumelos cortados e mexa. Assim que eles começarem a suar, tempere-os com sal. Junte duas caixinhas de creme de leite e deixe apurar um pouco. Adicione cheiro verde picado. Corrija o sal e sirva. Se quiser mais encorpado, engrosse com um tico de amido de milho.

Molho de gorgonzola: 
Esfarele um pedaço de gorgonzola com o garfo. Coloque 1 caixinha de creme de leite e 1/2 xícara de leite numa panela e leve ao fogo. Assim que ferver, deixe a chama do fogão baixinha e junte o gorgonzola esfarelado e mexa até que ele se derreta. Sirva sobre a carne escolhida. Normalmente este molho não precisa de sal porque o queijo é bem salgadinho.

Manteiga composta: 
Retire 1 tablete de manteiga da geladeira, coloque numa tigela e deixe-a repousar até atingir a consistência de pomada. Adicione um dente de alho esmagado (se ele virar uma pastinha, melhor) e aproximadamente 2 colheres de sopa de ervas picadas (eu usei alecrim e tomilho). Se a manteiga for sem sal, tempere com ele. Misture tudo muito bem. Abra um filme plástico numa bancada e espalhe a manteiga temperada. Enrole o filme de maneira que a manteiga pareça um salame com o diâmetro aproximado de uma moeda de 1 real. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Grelhe a carne e, assim que sair do forno, corte uma fatia da manteiga e coloque sobre ela para que derreta e transfira sabor à carne.

Molho de frutas vermelhas: 
Para este molho você pode usar um mix de frutas vermelhas congeladas ou frescas. Numa panela aqueça um pouquinho de manteiga. Junte as frutas vermelhas que for utilizar (pode ser um único tipo de fruta ou uma mistura delas) e mexa bem (eu usei aproximadamente 2 xícaras de frutas vermelhas). Adicione 3 colheres de sopa de açúcar para esta quantidade de frutas. As frutas soltarão bastante líquido. Deixe ferver até o líquido reduzir e engrossar um pouquinho (aproximadamente 15 minutos). Não deixe que as frutas se desmanchem, o charme é reconhecê-las no prato. Tempere com sal e pimenta e, caso o molho demore demais a engrossar, acrescente um pouco de amido de milho para que fique mais viscoso. Sirva sobre a carne.