Ancestral do porco doméstico, o javali é um animal de carne magra, tenra e com baixo teor de gordura. O índice de colesterol nesse tipo de carne é quase inexistente. Quando comparada à carne bovina, apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas e 15% mais minerais.

Considerada exótica e de sabor suave, a carne de javali já era degustada pelas cortes europeias e por isso ganhou status de carne nobre. Relatos indicam que no Brasil as primeiras criações de javali destinadas ao consumo datam da metade da década de 90.

Como regra geral, a carne de javali pode ser preparada como a de porco, mas pela reduzida quantidade de gordura interfibras o ideal é que ela seja marinada antes de ir ao fogo. Isso porque as marinadas tornam a carne mais macia e enriquecem o sabor das carnes de caça.

No Porco Feliz você encontra diversos tipos de corte de javali, como costela, lombo, paleta e pernil, além de carré. Aproveite para conferir aqui como preparar um delicioso carré de javali em marinada de damasco.