A Ceia de Natal envolve muitas tradições e uma delas é, sem dúvida, comer peru. Mas você sabe de onde surgiu esse costume? O hábito de ser consumir essa ave em ocasiões especiais vem, na verdade, dos Estados Unidos. É que lá o peru é um prato tradicionalmente servido no Dia de Ação de Graças, uma data muito importante para os americanos.

Relatos históricos dão conta de que os índios americanos já criavam perus antes mesmo de ocorrer a colonização inglesa. Durante a colonização, os índios teriam, então, servido peru para comemorar a primeira grande colheita, dando assim início ao costume de se consumir a ave para celebrar datas especiais em todo o continente americano. 

Aqui no Brasil, o hábito de comer o peru no Natal foi incorporado às nossas tradições a partir da década de 1930. Desde então, muitas famílias fazem questão de ter a ave à mesa na Ceia, ainda que outros tipos de carnes e preparações também venham a compor o cardápio natalino.

Se você também está pensando em servir peru neste Natal, veja aqui como preparar uma deliciosa receita que leva molho de damascos e fica ótima acompanhada de arroz de passas com amêndoas e farofa.