Um dos vedetes da alta gastronomia em todo o mundo, o faisão - uma ave originária do continente asiático - rende pratos com charme e sabor marcante, muito apreciados por quem busca carnes com um toque exótico.

Vale destacar que, ao contrário do que acontece em alguns países da Europa - onde a caça de animais silvestres é permitida em determinadas épocas do ano -, a prática é proibida por lei no Brasil desde 1965. É por isso que as chamadas "carnes de caça" que consumimos por aqui vêm de criações autorizadas e fiscalizadas pelo Ibama.

Com textura diferente das aves comuns, a carne de faisão pode ser preparada de diversas formas, como acontece com patos e frangos, por exemplo. Mas em geral é assada (no espeto ou no forno) que a ave costuma ter seu sabor ressaltado, sendo por isso essa a maneira que muitos chefs de cozinha preparam o faisão.

Ficou com vontade de experimentar? Então aproveite para conferir aqui a receita de um faisão com nozes, que fica ótimo acompanhado de batatas cozidas ou arroz branco.

Importante: disponibilidade da carne de faisão sob consulta.