cubosdecordeiroCUBOS DE CORDEIRO AO MOLHO DE VINHO TINTO

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro
Sal e pimenta a gosto
Caldo de carne
1 xícara (chá) de vinho tinto

Modo de preparo:
Corte o pernil de cordeiro em cubos (ou peça para o seu açougueiro fazer isso para você) e tempere com sal e pimenta. 
Em uma panela de pressão, aqueça um pouco de óleo e doure os cubos de cordeiro por todos os lados.
Coloque caldo de carne até a metade da altura dos cubos de cordeiro, tampe a panela e deixe na pressão por 15 minutos. 
Retire a pressão, abra a panela e veja se a carne está macia. Se não estiver, feche a panela novamente e deixe na pressão por 5 minutos. Repita a operação até que a carne esteja macia.
Assim que os cubos de cordeiro estiverem macios, retire-os da panela e reserve. 
Adicione o vinho tinto ao caldo que se formou na panela de pressão. Leve à fervura, com a panela aberta, e deixe reduzir até a metade do nível inicial.
Corrija sal e pimenta do reino. Se quiser um toque agridoce, acrescente um pouquinho de açúcar e engrosse com um tiquinho de maizena. Sirva sobre a carne.

Esse prato vai bem com arroz ou purê de batata ou mandioquinha, mas fica ótimo também acompanhado de couscous marroquino com grão de bico e vegetais grelhados. Veja abaixo como fazer:

Coloque 1 1/2 xícara (chá) de couscous em uma tigela, ferva 1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes e verta sobre o couscous na tigela. Mexa e cubra com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 5 minutos e solte o couscous já hidratado com um garfo. Junte 1 caixinha de grão de bico pré-cozido (lave o grão de bico sobre uma peneira até que a água saia limpa), mexa e pronto!

Para os vegetais grelhados, a sugestão é usar baby cenoura, baby berinjela, baby abobrinha, ervilha torta, tomate cereja e banana da terra, mas você pode fazer com outros de sua preferência, claro. Tempere-os com sal e pimenta a gosto e leve-os a uma frigideira bem quente, só untada com óleo. 


* Receita da chef Cláudia Alaminos, colaboradora do Portal do Mercadão.
Foto de Henrique Peron.

Para saber mais sobre a carne de cordeiro, clique aqui.