MAMINHA RECHEADA COM LINGUIÇA E ALHO PORÓ

Receita do chef Lupi*


Ingredientes:

1 peça de maminha

2 xícaras (chá) de vinho tinto seco

2 cebolas picadas

3 alhos picados

Sal rosa do Himalaia a gosto

2 colheres de sopa de molho inglês

Pimenta preta moída na hora, a gosto

14 batatas brancas médias

Tempero verde a gosto

Cebolinha francesa a gosto

1 ramo de alecrim

2 colheres (sopa) de amido de milho

2 linguiças médias

3 talos de alho poró

1 caixa de cogumelos Paris

Azeite de oliva


Modo de preparo:

Coloque as batatas para cozinhar em uma panela grande com água e sal e um ramo de alecrim. Depois de macias, descasque-as e reserve.

Limpe a peça de maminha e abra uma abertura na parte mais larga, fazendo uma incisão com cuidado para não atravessar a peça. Recheie com as linguiças e com os talos de alho poró. Aperte bem e feche com palitos de dente.

Agora tempere bem a peça com sal, pimenta, molho inglês, vinho tinto, cebolas e alhos e deixe descansar e pegar sabor por umas 4 horas, não esquecendo de virar a peça de hora em hora. Se preferir, pode fazer todo esse processo de um dia para o outro e assar posteriormente.

Acomode a peça em uma travessa para ir ao forno com o molho da marinada junto e faça uma cama com as cebolas no fundo da travessa. Embebe bem as cebolas com o azeite de oliva e coloque uma boa dose sobre a carne. Cubra com papel alumínio.

Asse por 45 minutos em fogo de 300ºC (aqui lembrando que cada fogão tem potência diferente, então cuidado para não passar do ponto).

Após assar a peça, retire o papel alumínio e coloque os cogumelos picados no molho ao redor. Termine de assar em fogo alto para bronzear. Caso o molho tenha secado muito, adicione um pouco de água.

Às batatas, adicione a cebolinha e metade do tempero verde bem picado.

Apague o fogo da carne, coloque as batatas nas laterais e deixe descansar por uns 5 minutos dentro do forno antes de servir.

Você pode servir na própria travessa do assado ou se preferir transfira para outra, usando o tempero verde restante para decorar o prato.

Se o molho estiver ralo, use um pouco de amido de milho para engrossá-lo e depois regar a carne na hora de servir.


* Receita e foto gentilmente cedidas pelo chef Lupi, colaborador do Portal do Mercadão.