PRIME RIB GRELHADO


Prime Rib é um dos nomes que se dá ao corte nobre extraído entre a sexta e a décima costela do boi, considerada como a parte mais macia e premium da costela.

É uma excelente opção para você preparar na churrasqueira ou grelha. Confira abaixo como fazer.

 




Modo de preparo:

Acenda o fogo uns 20 a 30 minutos antes de começar a grelhar a carne, que de preferência deve estar em temperatura ambiente (retire-a da geladeira antes).

Para salgar a carne, utilize sal em escamas ou sal grosso comum. O ideal é fazer isso uns 5 a 10 minutos antes de colocar a peça no fogo.

Sele a carne com a grelha posicionada a 15 centímetros da brasa forte. Depois disso, suba a grelha para 35 a 40 centímetros e asse o seu prime rib até o ponto de sua preferência.

Se gostar de carne mal passada, a temperatura interna central do prime rib - que pode ser medida com um termômetro culinário - deve estar entre 55 a 59ºC; ao ponto entre 60º a 65ºC e, para os que gostam da carne bem passada, acima de 73ºC. Lembrando que, como a carne continua a cozinhar após ser retirada da grelha (o chamado "carryover cooking"), convém retirá-la uns 2 ou 3ºC antes de atingir a temperatura final desejada.

Para que a carne fique mais suculenta, deixe-a descansando por alguns minutos. E para que ela não perca a temperatura, você pode transfirá-la para uma forma pré-aquecida ou então cobri-la com papel alumínio.

Na hora de fatiar o prime rib, recorra a uma faca bem afiada e vá cortando no sentido contrário ao das fibras da carne. Experimente um pedacinho e, se necessário, corrija o sal.