Receita do chef Felipe Bronze*


  Ingredientes:

1 paleta de cordeiro
1 colher de sopa de za'atar
1 colher de sopa de semente de cominho
1 tangerina
4 berinjelas
1 limão verde
1 colher de chá de cominho em pó
2 abobrinhas
1 colher de sobremesa de gergelim
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinagre de maçã
½ maço de hortelã
Sal e azeite a gosto


  Modo de preparo:

Numa assadeira, coloque o cordeiro e tempere com azeite, za'atar, cominho, raspas de tangerina e uma pitada generosa de sal. Faça uma cama aromática com raspas de lenha frutífera previamente hidratadas direto na brasa e coloque a paleta acima, no alto, pegando fumaça e calor não muito forte, mas constante. Deixe defumar por mais ou menos uma hora e meia, virando na metade do caminho.

Deixe as berinjelas assando na brasa fraca por mais ou menos uma hora, retire para a tábua e abra na longitudinal com a ponta da faca. Com uma colher, vá soltando o purê de berinjela da casca, para que consiga misturar com os outros ingredientes.

Tempere com azeite, suco de limão, sal e cominho. Corte as abobrinhas em quatro, pique, tempere com azeite e gergelim e leve para a brasa numa assadeira perfurada para tostar. Retire do fogo e misture com a berinjela temperada.

Numa panela na brasa, coloque o açúcar para dissolver no vinagre e levantar fervura leve, retire do fogo e adicione uma pitada de sal e a hortelã rasgada com as mãos no último momento. Sirva com a paleta e o babaganoush.


* Receita exibida no programa Perto do Fogo, do canal GNT.