cachupa

Conheça a cachupa, prato típico da gastronomia de Cabo Verde

Se você acompanha o "Masterchef Brasil" - que é exibido às terças-feiras à noite pela Rede Bandeirantes -, provavelmente já sabe do que se trata a cachupa. O prato, considerado um dos mais típicos de Cabo Verde, foi apresentado por uma das participantes da atual edição do programa em uma prova que deveria ter como ingrediente principal dois produtos bem brasileiros: o milho ou o coco.

Na prova em questão, a cabo-verdiana Crisleine, que mora no Brasil há 10 anos, acabou sendo um destaque negativo porque sua escolha não teve como protagonista o milho, como era a proposta do desafio. Além disso, segundo os chefs jurados, o milho da cachupa estava cru.

Por outro lado, o prato por ela apresentado acabou aguçando a curiosidade de muita gente que sequer tinha ouvido falar nele antes - e nós, da equipe do Porco Feliz, fomos também atrás de mais informações para compartilhar aqui com vocês!

Descobrimos, por exemplo, que a preparação da cachupa pode ser um autêntico ritual, que começa já na véspera de ser saboreada, quando o milho e os feijões são colocados de molho em água fria. Além de carne bovina, pé de porco e enchidos (linguiças), mandioca, couve e batata-doce estão entre os outros ingredientes que compõem esse prato.

Também aprendemos que no dia seguinte a cachupa rica - como é chamada a versão que leva carne (a pobre é feita com peixe) - pode ser refogada e servida com linguiça e ovo estrelado, tornando-se assim uma boa fonte de energia logo no café da manhã.

Para quem achou o prato interessante e ficou com vontade de experimentar em casa, a sugestão é clicar aqui para conferir uma receita que também leva frango, abóbora e banana.