icone telefone
(11) 3315-0180

 
icoInsta icoTwitter icoFacebook icoGoogleP

Novidades

Carne de avestruz é tema de prova no MasterChef Profissionais


filedeavestruzCarne de avestruz é tema de prova no MasterChef Profissionais

O episódio 11 da 2ª temporada do programa MasterChef Profissionais (exibido pela Bandeirantes nas noites de terça-feira) trouxe como desafio aos participantes fazerem receitas utilizando uma carne de caça (avestruz, jacaré, javali ou queixada) e pelo menos duas técnicas de cozimento.

Ao escolher aleatoriamente uma das facas com o nome da carne a ser trabalhada na prova que decidiria quem subiria ao mezanino, o participante Francisco acabou tirando avestruz, carne que faz lembrar um pouco a vitela, mas que, assim com as demais carnes de caça, tem pouca gordura.

Em seguida, a participante Irina, por ter a melhor performance no programa até então, pôde escolher quais combinações de técnicas de cozimento ela e seus adversários teriam que usar na receita (seja no preparo da carne, seja no molho ou acompanhamentos).

Com o desafio de cozinhar usando a combinação considerada mais difícil (grelhar na brasa + defumar), Pablo acabou se saindo melhor que seus concorrentes, ganhou o mezanino e se livrou da prova de eliminação como sua versão de avestruz na brasa ao molho de vinho e conhaque com polenta defumada, shimeji e uvas passas.

Irina preparou avestruz recheado de duxelle e envolto no jamón com legumes salteados, pipocas de sagu e molho de tomate, enquanto Francisco apresentou avestruz braseado ao molho de laranja com abóbora, aspargos e cebola cozidos no vácuo.

Avestruz na brasa e na manteiga com bacon acompanhado de ratatouille brasileiro e molho de vinho foi a opção de Raissa. Já Lubyanka preparou uma saltimbocca de avestruz ao molho de alho com cogumelos defumados e abóbora assada.

Ainda que os pratos tenham tido alguns erros apontados pelo júri formado pelos chefs Érick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, essa foi uma ótima oportunidade para que o público em geral conhecesse um pouco mais sobre a carne de avestruz, que é uma das que você encontra à venda aqui no Porco Feliz (leia mais sobre ela aqui).

avestruz com rosti de batataPara quem perdeu o programa, fica aqui a dica para conferir as 2 primeiras partes do episódio 11, que estão disponíveis no canal YouTube do MasterChef Brasil (clique aqui para acessar). Aproveite também para rever aqui a receita de avestruz com rösti de batatas sugerido pelo chef Carlos Gabriel, autor do livro O Sabor das Carnes Exóticas

 

 

Dica do Chef

filecomcogumelos dicadochef

Filet mignon com molho de cogumelos ffescos

Veja como fazer aqui
Destaque003

Mercado Municipal Paulistano
Rua da Cantareira, 306, São Paulo/SP
Rua E/Box 26

Fone: (11) 3315-0180