Você sabe de onde vem a tradição dos comes e bebes natalinos? Pode parecer um pouco estranho, mas a origem da ceia de Natal remete a tempos anteriores ao próprio nascimento de Jesus Cristo.

Consta que, antes mesmo do Império Romano, um banquete "natalino" já era preparado por povos pagãos em comemoração ao solstício de inverno, que no hemisfério norte geralmente acontece entre os dias 22 e 25 de dezembro. Na ocasião os alimentos eram servidos entre os cidadãos da aldeia, que também os usavam para presentear os familiares.

Claro que o Natal só ganhou a representatividade que tem hoje depois do nascimento de Jesus. E embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal costuma ser amplamente comemorado também por muitos não-cristãos, inclusive aqui no Brasil.

Os pratos que fazem parte da Ceia de Natal brasileira têm diferentes origens. A rabanada, a bacalhoada e os bolinhos de bacalhau, por exemplo, são influência da colônia portuguesa, enquanto o panetone vem da Itália e o peru assado é herança dos índios da América do Norte.

Além do peru, outras carnes fazem bastante sucesso nas festas de final de ano. É o caso do chester, do pernil de porco, do lombo (que costuma ser recheado) e do tender. Cabrito e cordeiro também são excelentes pedidas.




Confira abaixo 10 receitas que selecionamos para você fazer bonito neste final de ano:

- Bisteca de Vitelo à Caçadora

- Cabrito Assado

- Chester com Arroz Roxo e Batata Doce

- Cubos de Cordeiro ao Molho de Vinho Tinto

- Guirlanda Natalina de Lombo Suíno

- Lombo com Molho de Cogumelos

- Perna de Cabrito com Batatas Coradas

- Pernil de Cordeiro com Risoto de Damasco

- Peru com Castanhas

- Tender ao Molho de Laranja